Nota de Pesar

Universidade Federal da Bahia

Nota de Pesar

É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento da Sr.ª Lúcia Maria Tourinho Bahia, ocorrido na manhã de hoje.

Com ingresso na Universidade no ano de 1974 e sempre atuando nos Órgãos que antecederam a criação da PRODEP, D. Lúcia Tourinho – como era respeitosamente chamada – atuou na Instituição até o início do ano de 2019, após completar 45 anos de atividades.

Na sua jornada na UFBA, assumiu tarefas de elevado grau de responsabilidade, liderando, enquanto Chefia ou em Substituição a Diretores e Superintendentes de Pessoal, diversos setores na área de pessoal, além ter ajudado muitos colegas com seu grande conhecimento e memória fabulosa, em suas tarefas. Antes da sua aposentadoria, coordenou o Núcleo de Admissão e Desligamento por mais de duas décadas. Com a criação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), do Oeste da Bahia (UFOB) e do Sul da Bahia (UFSB), sob a tutoria da UFBA, atuou do modo central na estruturação, funcionamento inicial e treinamento das equipes responsáveis pela gestão de pessoas daqueles Órgãos.

Em todo seu percurso profissional, exerceu suas atribuições com reconhecida dedicação e ética, extremo comprometimento e zelo pelo serviço público. Mesmo após a sua aposentadoria e com importante conhecimento profissional acumulado, sempre esteve disposta a ajudar àqueles que necessitavam de um esclarecimento e de orientações. Suas contribuições, neste sentido, foram inestimáveis. Por todos esses atributos, D. Lúcia deixa um legado de grandes lições humanistas aos colegas que prosseguem atuando na gestão de pessoas na UFBA.

Em nome da comunidade da Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas, expressamos então nossos sentimentos aos seus familiares, colegas e amigos. Que ela descanse em paz e que a família seja reconfortada neste momento de dor.

Salvador, 2 de fevereiro de 2021.

Equipe da Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas