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COMUNICADO n. 8/2025 – Alerta para tentativas de golpe por pessoas que se apresentam como servidores públicos, advogados ou representantes de escritórios de advocacia, para quitação de valores pendentes de pagamento por parte da UFBA, da União ou da Justi

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

 

COMUNICADO n. 8/2025 – Alerta para tentativas de golpe por pessoas que se apresentam como servidores públicos, advogados ou representantes de escritórios de advocacia, para quitação de valores pendentes de pagamento por parte da UFBA, da União ou da Justiça

 

 

Salvador, 12 de fevereiro de 2025.

Aos/Às Servidores/as (inclusive temporários), Aposentados/as e Pensionistas da UFBA,

 

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas (PRODEP) vem alertar toda a comunidade universitária acerca de tentativas de contato feito por pessoas que se apresentam como servidores públicos, advogados ou representantes de escritórios de advocacia, com supostas informações sobre pagamento de valores pendentes de quitação por parte da UFBA, da União ou da Justiça. A PRODEP reforça a/à todos/as que não promove este tipo de contato com servidores/as, aposentados/as e pensionistas.

Havendo necessidade de regularização cadastral ou para fornecer orientações, a Pró-Reitoria utiliza sempre seus endereços de e-mail oficiais (disponíveis aqui), o site (www.prodep.ufba.br), processo administrativo ou correspondência enviada via Correios. Para acessar nossos serviços, não é necessário pagamento de taxa ou valor, em nenhuma hipótese. Em caso de dúvidas, desconfie sempre da situação. A Central de Atendimento da PRODEP (catprodep@ufba.br, 71-3283 6425) pode ser acionada a fim de orientar sobre a procedência do contato.

Para as situações que envolvem processos judiciais, em caso de contato de pessoas que se apresentam como advogados ou representantes de escritórios de advocacia, notadamente quando for solicitado pagamento de valores ou dados pessoais, recomendamos que antes de fazer qualquer procedimento, procure confirmar se o pedido é verdadeiro. Vale, por exemplo, manter contato diretamente com o advogado/escritório do processo por meio dos telefones/endereços já conhecidos para se certificar de que o pedido é verdadeiro. Jamais deve ser feito qualquer pagamento sem que se tenha a certeza da sua obrigatoriedade.

Para processos judiciais movidos pelos Sindicatos das entidades representativas dos/as servidores/as (ASSUFBA e APUB), em caso de dúvidas quanto telefonemas ou mensagens recebidas por WhatsApp e e-mail, recomendamos contato imediato com a Secretaria da entidade a fim de esclarecer a situação. Muito cuidado, pois pode ser golpe! Desconfie sempre de promessas de agilidade em processos judiciais, de quitação imediata de montantes mais altos que os realmente devidos e de pedidos de depósito/transferência de valores para que determinados pagamentos (Precatórios e Requisição de Pequeno Valor (RPV)) sejam feitos. Procure sempre ajuda de uma pessoa experiente e de sua confiança antes de tomar qualquer decisão nesses assuntos.

 

 

Jeilson Barreto Andrade

Pró-Reitor de Desenvolvimento de Pessoas