Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

COMUNICADO n. 21/2024 – PARCERIA UFBA/SESI PARA OFERTA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) – ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO – VOLTADA AOS/ÀS SERVIDORES/AS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS/AS DA UFBA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

 

COMUNICADO n. 21/2024 – PARCERIA UFBA/SESI PARA OFERTA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) – ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO – VOLTADA AOS/ÀS SERVIDORES/AS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS/AS DA UFBA

 

Salvador, 11 de setembro de 2024.

Uma imagem contendo TextoDescrição gerada automaticamente

Apresentamos o Programa de Preparação para Qualificação Acadêmica (PROPEQ) – Nível I, que será realizado pelo Núcleo de Capacitação da Coordenação de Desenvolvimento Humano da Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas (PRODEP), em parceria institucional com o Serviço Social da Indústria/Departamento Regional da Bahia (SESI DR-BA). Por meio desta ação, o Serviço ofertará turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Ensino Fundamental e Médio – para atender aos/às servidores/as técnico-administrativos/as da UFBA que ainda não possuem a Educação Básica completa.

A proposta é justificada pela importância da educação formal dos/as servidores/as técnico-administrativos/as, não só pelo ganho real para o desenvolvimento das atividades na Universidade, mas também para a valorização dos saberes e fazeres outros que possam permitir o seu crescimento pessoal. Além disso, a iniciativa possibilitará reconhecimentos na carreira profissional, na medida em que tal qualificação gera incentivo remunerado, de acordo com a previsão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação.

Conforme dados levantados por ocasião do Relatório de Gestão da Universidade (2023), constatamos que, dos 2.966 técnico-administrativos/as em atividade, 2,7% (81 integrantes) possuem apenas o Ensino Fundamental ou inferior. Assim, a Pró-Reitoria está empenhada em criar condições para que estes integrantes possam elevar seu grau de escolarização, com reflexos em sua atuação na UFBA e com possibilidade de acesso posterior à formação acadêmica, a exemplo do que prevê a Resolução n. 07/2023 - CAE, com a reserva de vagas em cursos de graduação para técnico-administrativos/as.

Metodologicamente, com vistas à oferta flexível da Educação de Jovens e Adultos, 80% do processo ocorre em plataforma de ensino à distância e 20% de forma presencial, com duração estimada de 12 meses. Há o aproveitamento dos conhecimentos (formal, informal e não formal) adquiridos nas experiências de vida e de trabalho por meio do método de Reconhecimento de Saberes, não possuindo seriação, e com foco na prática com atividades do cotidiano, partindo de um currículo contextualizado com o mundo do trabalho. Os encontros serão, então, realizados inicialmente uma vez por semana (com cronograma a ser definido), sendo destinados às oficinas e ao acesso à plataforma virtual para a realização das atividades nessa modalidade.

O acesso aos objetos do conhecimento/conteúdos será mediado por tutores que são acompanhados por coordenadores pedagógicos, observando-se o desenvolvimento e conhecimentos construídos ao longo do curso.  As oficinas presenciais não se configuram como aula escolar tradicional e consistem em atividades práticas que possibilitam o protagonismo dos educandos, a reflexão e experimentação. As atividades da Educação de Jovens e Adultos promovidas pelo SESI são apoiadas numa concepção de aprendizagem integrada à responsabilidade de promover o acesso e o desenvolvimento de estratégias e possibilidades de leitura do mundo, inclusive livre da reprodução do machismo, racismo, homofobia, xenofobia, misoginia, intolerância religiosa e qualquer outra forma de opressão a indivíduos, classe e/ou grupos sociais.

A aula inaugural ocorrerá no dia 16/09/2024, no auditório da Faculdade de Comunicação (FACOM), no campus de Ondina, às 9h. Em seguida, no mesmo local, até às 13h haverá a efetivação da matrícula dos/as servidores/as nas turmas ofertadas. A documentação necessária é (original e cópia):

a) RG;

b) CPF;

c) Comprovante de Residência; e

d) Comprovante de Escolaridade (caso possua).

 

Jeilson Barreto Andrade

Pró-Reitor de Desenvolvimento de Pessoas